terça-feira, 15 de março de 2011

Serra do Cipó

             Ir à Serra do Cipó é uns dos passeios que mais me encanta e confesso que aproveito pouco essa região tão próxima de onde moro. Para aqueles que gostam de caminhar em meio a montanhas, rios e cachoeiras lá é o lugar certo! Pode-se fazer trekking, rapel, escalada, canoagem e tirolesa. Existem guias especializados nos passeios pelas mais variadas rotas. No site www.cipoeiro.com.br encontra-se informações sobre os passeios e guias turísticos.
                A Serra do Cipó está situada na Estrada Real, a 90 km de Belo Horizonte, possui inúmeras cachoeiras, corredeiras, piscinas naturais, flora diversificada e uma infra-estrutura adequada para atender os mais diferentes turistas. Existem vários hotéis, pousadas e áreas de camping bem estruturadas. Há bons restaurantes, que servem desde comida italiana até a boa comida mineira.
                Dessa vez que fui, infelizmente São Pedro não nos ajudou muito. Choveu os 4 dias que fiquei lá. Por isso, não foi possível ir a nenhuma cachoeira porque além da chuva que não parava, as estradas de terra não estavam em condições adequadas para serem trafegadas por carros de passeio. Com isso, ficamos a maior parte do tempo na pousada. E que Pousada! O Rancho Cipó é uma excelente pousada. A começar pelos atendentes, que são muito simpáticos e atenciosos. As instalações são ótimas, o quarto é espaçoso, bem arejado e limpo. Na área externa tem piscina, sauna, mesa de sinuca, de tênis de mesa, totó, quadra de peteca de areia e quadra de tênis. E tem mais, o café-da-manhã é delicioso!  http://www.ranchocipo.com.br/. Tel: (31)3718-7200. 


Esse recadinho foi nos deixado na porta do quarto pela recepção da pousada, com um texto carinhoso para aproveitarmos os dias, mesmo com chuva. Ah, e essa sombrinha eles deixaram na porta de cada quarto.

Abaixo, seguem três fotos, de diferentes lugares na Serra do Cipó, tiradas anteriormente. A primeira, mostra um fungo laranja, que é visto em regiões de ar puríssimo, encontrado em algumas pedras da Serra do Cipó. Essa foto aí foi tirada após uma longa caminhada (e por longa, leia-se 7 horas!). Mas valeu a pena cada km caminhado.

Essa é do rio próximo da Cachoeira da Caverna.

Essa é da Cachoeira Grande.

Essa é da Cachoeira do Tabuleiro. Tem 273 metros de queda livre e por isso é a maior do estado de Minas Gerais e terceira maior do Brasil. Situa-se no distrito de Tabuleiro, pertencente a Conceição do Mato Dentro. Para se chegar até ela, anda-se aproximadamente 1h30min, grande parte ao longo do leito do rio, sendo essa caminhada bastante cansativa. 

Um comentário:

  1. Bão dimais da conta sô!
    Obrigado pela divulgação do nosso destino e das maiores cachoeiras do Brasil de Minas Gerais da Estrada Real.
    Forte abraço e muitas aventuras.
    Inté, Samuel
    Pousada Gameleira
    www.pousadadagameleira.com.br

    ResponderExcluir